- Guia EYN
- Posts
- #144 - Convida: Fabiane Guimarães
#144 - Convida: Fabiane Guimarães
🥜📮🥜📮🥜📮

#Edição 144

Fabiane Guimarães nasceu no interior de Goiás e mora em Brasília. É formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), mas hoje se define apenas como escritora de ficção. Seu romance de estreia, "Apague a Luz Se For Chorar", foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, traduzido para o polonês e será adaptado ao cinema pelo diretor Flávio Tambellini. Em 2023, lançou "Como Se Fosse um Monstro", finalista do Prêmio Jabuti, que também será adaptado para o audiovisual pelas roteiristas Ângela Chaves e Patrícia Andrade. É autora da newsletter "Tristezas de Estimação", na qual escreve principalmente sobre fazer literatura como um mecanismo de sobrevivência.
Um livro que vale a pena ler

Um defeito de cor é, para mim, o melhor romance brasileiro do século. Deveria ser leitura obrigatória nas escolas. Tem personagens muito cativantes, a começar pela narradora, Kehinde. É um calhamaço que passa voando.
Uma característica minha marcante
O cabelo meio juba de leão.
Três dos meus escritores favoritos
Jennifer Egan, Adriana Lisboa e Ted Chiang.
O melhor conselho que recebi
“Muita gente vai ler o seu trabalho e achar que você é um gênio. Outras pessoas vão ler e te achar um lixo. Você não é nenhum dos dois, é apenas uma artista fazendo o que pode. Dê o seu melhor e tente não se deslumbrar e nem se abalar”.
A pessoa viva que mais admiro
Minha mãe.
Um ritual antes de começar uma obra nova
Escrever um esboço geral da ideia em um caderno ou no bloco de notas do celular. Isso ajuda a me orientar e colocar as coisas de uma forma mais concreta.
Uma frase que vale a pena repetir
“Você acha que a sua dor e o seu coração partido não têm precedentes na história do mundo, mas então você lê” - James Baldwin

Uma história que ainda quer contar
São tantas! Morro de vontade de escrever uma ficção científica, um romance literário que aborde a inteligência artificial e também um romance histórico que tenha como plano de fundo a Missão Cruls (expedição ao Planalto Central que levou diversos cientistas, como geógrafos e astrônomos, para escolher o local da nova capital do país). O que me falta é tempo e um mecenas.
Um lugar onde sempre encontro inspiração
Nos bons livros que já foram escritos.
O momento em que me descobri autora
Quando escrevi meu primeiro conto, aos sete anos de idade.
Uma conta no Instagram que vale a pena seguir para quem ama livros
Eu adoro o trabalho e a autenticidade da Iarima Redü: @iarimaredu

Uma personagem literária que vale a pena conhecer

Olive Kitteridge, protagonista do romance que leva seu nome! A professora ranzinza do Maine criada pela Elizabeth Strout está entre minhas personagens favoritas do mundo. Invejo todas as suas nuances e complexidades.
Um tema que me inquieta como autora
Como escrever o nosso tempo? Como traduzir esse mundo virtual, permeado por relações tecnológicas e abalado pela crise climática, na ficção contemporânea?
Uma música/artista que embala minha escrita

Taylor Swift. Eu tinha um pouco de vergonha de admitir, mas hoje em dia não tenho mais. Adoro escrever ouvindo as músicas do Folklore ou do Evermore, meus álbuns favoritos.
Um café especial para mim
O Ernesto Café em Brasília, é sempre o lugar para onde vou quando quero um canto macio e sossegado para escrever.

Uma mudança que gostaria de ver na literatura brasileira
Que narrativas fora do eixo Rio-São Paulo não fossem mais encaradas como algo incomum, que falássemos menos em “Brasil profundo” e “literatura regional”, e mais em uma única “literatura brasileira”.
Uma dica para quem quer começar a escrever
Não tenha pressa e nem pense logo em publicar. Tente primeiro construir o seu projeto artístico, entender quem você é como escritor ou escritora e se aperfeiçoar. Se possível, frequente oficinas e cursos de escrita.
Uma causa que a minha literatura defende
A absoluta liberdade da ficção, inclusive para não defender causa alguma, e a possibilidade de retratar personagens humanos e complexos, com defeitos e virtudes, especialmente personagens mulheres.
Uma qualidade que admiro em uma mulher
A inteligência.
Meu lema é
“Se estiver com medo, vá com medo mesmo”
Uma newsletter que vale a pena assinar
Meu app favorito

O app do Kindle - leio várias amostras grátis de livros no celular e, se gosto, compro para ler no aparelho.
Uma palavra que vale a pena conhecer
Gosto muito de mono no aware, que na verdade é uma expressão japonesa e simboliza o encanto e a empatia que sentimos diante de tudo aquilo que existe para acabar. É um termo que fala muito comigo, já que gosto de refletir muito sobre a morte e a transitoriedade das coisas.
Na minha geladeira de fantasia, você sempre vai encontrar…
Pudim, sou viciada! Eu gosto mesmo do tradicional, com furinhos ou sem, mas não sei fazer bem.

Um filme que vale a pena assistir

Dias perfeitos, do Wim Wenders. É um filme que me fez refletir muito sobre o ritmo desnecessário que aplicamos sobre nossas vidas. Me fez contemplar mais, parar mais. Além de ser um roteiro bem literário…
Uma indulgência da qual não abro mão
Ter sempre um café de qualidade em casa, moído na hora.


A arte de embalar o que há de mais refinado: azeite como objeto de desejo!
Em um cenário em que moda e gastronomia se entrelaçam cada vez mais, a Olive You - marca conhecida por seu estilo contemporâneo e atemporal - se uniu à EYN para celebrar um dos mais antigos símbolos do refinado: o azeite. Nascido nas ensolaradas encostas do Mediterrâneo, esse ingrediente milenar transcende seu papel de condimento, carregando uma história que remonta a civilizações antigas, onde era considerado um presente divino e símbolo de prosperidade.
Juntas, trouxemos uma curadoria especial que celebra a criatividade no design de embalagens de azeite, transformando esse produto em objeto de desejo estético. As embalagens selecionadas estabelecem uma ponte interessante entre a indústria fashion e a arte do packaging, mostrando como diferentes setores criativos podem se inspirar mutuamente para criar experiências visuais memoráveis.

Azeite de oliva extra virgem da Puglia em frasco de ânfora, 500 ml
Entre as opções mais marcantes está a Galiano x Sous Chef, que traz uma linha premium da região da Puglia em embalagens que chamam atenção pela estética única - destaque para a garrafa splatter, que mescla técnicas artesanais com um visual contemporâneo em tons que vão do verde oliva ao azul mediterrâneo.
Para os amantes do clássico, o azeite Galatino também é apresentado em garrafas que homenageiam a tradição dos olivais italianos através de pinturas artesanais. Além da beleza visual, seu azeite extra virgem conquista pela versatilidade: equilibra notas frutadas com um toque picante sutil.
Já a Yiayia and Friends traz uma proposta mais lúdica, com garrafas decoradas com elementos gráficos que remetem à vovó grega que dá nome à marca. A linha oferece blends especiais, como o apimentado em garrafa vermelha e o cítrico em amarelo. Completam o portfólio o manjericão em verde e a versão trufada em marrom.
Por fim, o Caviaroli traz uma proposta inovadora: pérolas de azeite extra-virgem que, ao serem mordidas, explodem em sabor. Disponível em versões naturais ou aromatizadas com pimenta, manjericão e alecrim, estas esferas são pensadas para degustação a frio, agregando um elemento surpresa e sofisticação à experiência gastronômica.
Explore mais embalagens inspiradoras em um guia visual exclusivo e completo no Instagram da Olive You.

Vem aí: os seus novos itens de viagem preferidos
A sensação multi-sensorial que as férias despertam é a grande inspiração das criações da Olive You. Embora culturalmente o azeite sempre tenha sido uma forma poderosa de criar memórias através dos aromas e sabores novos que experimentamos, é recente que ele também nos marque visualmente. Mas uma forma clássica e icônica povoa o nosso imaginário visual quando pensamos em viagens de verão: as listras! Das camisas aos guarda-sóis, passando pelas toalhas, é impossível não ter tido uma peça listrada inesquecível que te acompanhou em muitas viagens.
E é por isso que os próximos lançamentos da Olive You são uma verdadeira bucket list: cinco opções de cores de listras em peças frescas, fáceis de combinar e 100% algodão.

O que você achou desta edição?Compartilhe seus pensamentos, ideias ou sugestões para futuras edições depois de votar! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply