- Guia EYN
- Posts
- #156 - Rita Lee, Titanic, São Paulo cultural, uma pitada de ousadia e mais!
#156 - Rita Lee, Titanic, São Paulo cultural, uma pitada de ousadia e mais!
Guia EYN

Edição #156
Guia autêntico de cultura & experiência com indicações valiosas, que valem o seu tempo, do que ler, assistir, visitar, comer, experimentar e comprar.

![]() Disney+O sequestro que virou quebra-cabeçaThe Stolen Girl começa como um drama familiar e vira, num piscar de olhos, um thriller angustiante. Elisa Blix, comissária de bordo em jatinhos particulares e mãe de duas crianças, deixa a filha Lúcia dormir na casa da nova melhor amiga. No dia seguinte, a menina desaparece — e tudo, da casa à suposta mãe da amiga, era mentira. Começa então uma caçada internacional cheia de reviravoltas, onde nada é o que parece. O que poderia ser apenas um caso de sequestro vira um mergulho em segredos do passado, com uma jornalista determinada a juntar as peças. Tenso e viciante. | ![]() MaxRita, uma mulher à frente do seu tempo.Rita Lee – Mania de Você, dirigido por Guito Goldberg e avalizado pela família, oferece um retrato íntimo da rainha do rock brasileiro. Embora a crítica aponte foco excessivo na fase pós-Mutantes, deixando lacunas importantes, o documentário traz depoimentos de Roberto de Carvalho, filhos e amigos próximos, além de imagens raras. Para complementar a experiência, vale conferir sua autobiografia lançada em 2016 (e a sequência póstuma de 2023), onde Rita conta tudo do seu jeito: direto, debochado e inesquecível. |

Uma babá em fuga com a filha de outra pessoa: as divisões de classe no Brasil contemporâneo

Suite Tóquio, romance de estreia da brasileira Giovana Madalosso, traduzido por Bruna Dantas Lobato, mergulha nas divisões de classe do Brasil contemporâneo por meio da história paralela de Fernanda, uma executiva de TV super ocupada, e Maju, a babá que decide sequestrar a filha de Fernanda, a pequena Cora. Ambientado em São Paulo e na Amazônia, o livro expõe a complexidade das relações entre empregadores e empregados, maternidade e abandono emocional, com uma narrativa tensa e cheia de camadas. Em pouco menos de 200 páginas, a autora oferece uma reflexão afiada sobre os desafios do cuidado infantil e as disparidades sociais, embaladas em uma trama que prende e emociona.

![]() PlaylistA viagem sonora sofisticada de Polo & PanO álbum 22:22, do duo francês Polo & Pan, lançado este ano, é uma experiência sonora que mistura eletrônica, pop e uma atmosfera tropical sofisticada. Com 12 faixas e colaborações de artistas como Metronomy, Beth Ditto e Arthur Teboul, o trabalho traz uma produção cuidadosa, cheia de texturas e ritmos que transitam entre o animado e o introspectivo. Destaques como “Disco Nap”, “Petite Etoile” e “Bluetopia” revelam a capacidade do duo de criar músicas super envolventes. | ![]() PodcastUm mergulho íntimo e inesperado em um enredo que o mundo não parece cansar de revisitarPoucas tragédias seguem tão presentes no imaginário coletivo quanto o naufrágio do Titanic. Em 1997, o filme de James Cameron marcou época — era o mais caro já produzido e se transformou em um fenômeno global de bilheteria (e de lágrimas). Mais de duas décadas depois, a obsessão pelo navio ressurgiu com a fatídica expedição turística do submarino Titan, da OceanGate, em 2023. Agora, um novo podcast dá fôlego fresco à história: conduzido pelo ator britânico Paul McGann, o programa intercala relatos em primeira pessoa de sobreviventes e descendentes com detalhes surpreendentes, como a escolha minuciosa dos carpetes da primeira classe contrastando com a pressa em definir os botes salva-vidas — e até o erro logístico que deixou os binóculos do vigia para trás. McGann ainda compartilha uma conexão pessoal: seu tio-bisavô, Jimmy McGann, trabalhava na sala de máquinas do Titanic. |

São Paulo está bombando de programas culturais e aqui vai uma listinha do que achamos que não dá para perder

São Paulo
Viva Volpi – Arte para Brincar, convida o público a explorar o universo colorido e geométrico de Alfredo Volpi de forma lúdica e interativa, voltada para todas as idades. Em cartaz até 27 de julho de 2025.
Favela é Giro celebra as favelas brasileiras, revelando suas complexidades, belezas e desafios. Com o objetivo de desconstruir estereótipos, a mostra apresenta as favelas como centros de cultura, criatividade e resiliência. O termo “Giro” faz referência a gírias das periferias, como “dar um giro”, que remetem ao movimento e à circulação.
A Ecologia de Monet no MASP, reúne 32 pinturas do renomado impressionista francês Claude Monet. Com curadoria de Adriano Pedrosa e Fernando Oliva, a mostra propõe uma leitura contemporânea sobre a relação do artista com a natureza, as transformações ambientais e as tensões entre ser humano e meio ambiente. Em cartaz até 24 de agosto de 2025.
A Zipper Galeria, apresenta a exposição individual “Tantos museus dentro da gente”, do artista mineiro Marco Tulio Resende. Com curadoria de Tálisson Melo, a mostra reúne cerca de 40 obras que percorrem mais de cinco décadas de produção do artista, desde objetos pintados da série Urbanália (1980) até os Desenhos Diários (2015). As obras exploram temas como memória, espiritualidade e a condição humana, utilizando materiais como barro, pigmentos terrosos e elementos simbólicos como escadas, livros e ossos. Em cartaz até 07 de junho de 2025.
Após temporadas de sucesso em cidades como Londres, Madri e Brisbane, a exposição imersiva Dopamine Land, no Shopping Eldorado chega à América Latina com ambientes projetados para estimular os sentidos e promover momentos de diversão e relaxamento. Os visitantes percorrem salas temáticas com luzes, aromas, texturas e sons, proporcionando uma experiência lúdica e memorável.
AINDA DÁ TEMPO DE GARANTIR O SEU INGRESSO DO C6 FEST

O C6 Fest está de volta de 22 a 25 de maio, no Parque Ibirapuera, e o line-up é simplesmente incrível: Air toca Moon Safari, Pretenders, Wilco, Gossip, Seu Jorge no Baile à la Baiana, Nile Rodgers & CHIC, entre muitos outros nomes que passeiam com estilo por diferentes tempos e ritmos. Os ingressos para os dias 22, 23 e 24 já estão esgotados, mas ainda dá tempo de garantir seu lugar no dia 25, com 20% de desconto para clientes do C6 Bank — é só clicar aqui e garantir o seu.
O que não dá para perder do nosso Instagram esta semana

Restaurantes que fazem valer a ida — em SP e no RJ
Se a sua ideia de comida vegetariana ainda está presa a saladas sem graça, uma visita ao Quincho, na Vila Madalena, resolve isso rápido. Sob comando da chef Mari Sciotti, a casa transforma vegetais em protagonistas com criatividade, técnica e afeto. Tem tartare de tomate com pimentão defumado e alcaparras fritas, lasanha de cebola caramelizada e até um PF com banana-da-terra e farofa de alho que é puro conforto. Aos finais de semana, o brunch em formato buffet é daqueles que dão vontade de virar ritual: pães de fermentação natural, doces, iogurte artesanal e opções veganas pensadas nos mínimos detalhes. Para ir sem pressa — e voltar sempre.
Onde: Rua Mourato Coelho, 1447 - Vila Madalena, São Paulo

Se você é do tipo que adora descobrir joias escondidas e experiências com alma, coloque a Casa 201 no topo da sua lista no Rio. Em meio ao verde do Jardim Botânico, o restaurante do chef João Paulo Frankenfeld é daqueles lugares que parecem sussurrar bons momentos. Com uma estrela Michelin recém conquistada, a casa mistura clima intimista (poucas mesas, iluminação baixa, mood galeria de arte) com uma cozinha contemporânea precisa, sensorial e profundamente conectada aos ingredientes locais. Pense em sabores brasileiros reinterpretados com elegância — e uma pitada de ousadia. Ideal para um jantar especial com tempo, atenção e apetite para degustar. Literalmente.
Onde: Rua Lopes Quintas 201, RJ


O que você achou desta edição?Compartilhe seus pensamentos, ideias ou sugestões para futuras edições depois de votar! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |
Reply