- Guia EYN
- Posts
- #184 - EYN Convida: Amy Bi
#184 - EYN Convida: Amy Bi
🥜📮

Edição #184

Amy Bi é Vice-Presidente Global de Marca na DECIEM, onde lidera estratégia, criação, produto, social, varejo e comunicação, impulsionando a expansão e a relevância cultural da marca no mundo. Com experiência nos Estados Unidos, Canadá e China, construiu carreira em marketing de consumo, digital e storytelling.
Antes da DECIEM, passou quase uma década na Nike em posições-chave que redefiniram o lifestyle feminino da marca, fortaleceram comunidades em torno de ícones como Air Force 1, Dunk e Blazer, e contribuíram para projetos de alto impacto como Breaking2, os Jogos Olímpicos e o lançamento das linhas Vaporfly e Alphafly. Também liderou a expansão do e-commerce da Nike para 27 novos países. Sua trajetória inclui ainda a Honeywell, em Xangai, onde ampliou sua visão de negócios globais.
Movida pela interseção entre cultura e marca, Amy acredita no poder de comunicar com autenticidade, princípio refletido em iniciativas da DECIEM como We Are Scientists Not Celebrities e Quality Equality. Atleta de longa data, vê no trabalho em equipe a base de qualquer conquista. Formou-se na University of Western Ontario e concluiu seu MBA em negócios internacionais.
Atleta de longa data, Amy leva o espírito de equipe para tudo o que faz. Para ela, grandes resultados nascem de pessoas fortes trabalhando juntas, com propósito claro e, sempre, uma dose de diversão pelo caminho.
O que significa construir uma marca com “alma” hoje
Significa mostrar os valores que você defende para além dos seus produtos. No que você acredita? De quem você cuida? Quais são os vários lados da sua personalidade? Uma das partes mais divertidas de trabalhar com marketing é poder explorar as dimensões da sua marca. Como você transcende o produto específico e o setor em que está para trazer um lado mais humano e envolvente na forma como se expressa.
Qual crença da DECIEM você acha que o mundo ainda não compreendeu totalmente
O quanto estamos dispostos a ser disruptivos.
Uma iniciativa recente de marca que fez você pensar “isso é o futuro”
“Nothing beats a Jet2Holiday”, da Jet2.com. A capacidade de uma marca virar meme e continuar viva muito além do que qualquer pessoa esperava é algo que as marcas podem encarar com cautela no futuro — ou abraçar.
O que você trouxe da cultura da Nike para a DECIEM, e o que precisou desaprender
A Nike me ensinou a importância de ter obsessão por inovação de produto e ciência para encontrar histórias significativas para o consumidor. Qualquer um pode divulgar um produto... mas acessar um sentimento, uma emoção autêntica, exige muito pensamento profundo, criatividade e colaboração.

The Ordinary, já que é intencionalmente uma marca “anti-marketing”. Nunca queremos exagerar, prometer demais ou vender algo que não existe de verdade. Aprendi que, às vezes, simplesmente apresentar os fatos é tudo o que você precisa.

Uma frase que define o “novo luxo” em beleza
“O novo luxo” é o que funciona para você.
É possível sentir a mesma empolgação e alegria com um produto de 10 dólares do TikTok quanto com um produto de 200 dólares de uma loja de departamento sofisticada.
Um erro que ensinou mais do que qualquer sucesso
Se você não dedica tempo suficiente para investir na sua equipe, nas suas relações e na forma como trabalham juntos, tudo fica mais difícil. Os sucessos também não terão o mesmo sabor.

Um livro que vale a leitura
Mastery, de George Leonard. Ele me ensinou que a maestria é, no fim das contas, sem objetivo final; a verdadeira vitória é abraçar a jornada. Nós ganhamos energia ao usar energia.

Uma frase que te acompanha como um talismã
Nunca se compare com a sua concorrência, apenas com o seu próprio potencial.
O que a ciência nos ensina sobre beleza que a indústria ainda ignora
Não existe creme milagroso ou solução instantânea. É algo que a indústria da beleza vem prometendo há décadas. A ciência — e, na verdade, a química — é o que faz toda a diferença. Sinceramente, isso é uma das coisas que mais amo na The Ordinary. Tudo o que fazemos é baseado em ciência, e mantemos tudo simples e transparente. Poucas marcas do setor podem dizer o mesmo.
Além de propósito, o que o futuro das marcas vai exigir
As empresas precisarão relaxar o controle sobre quem são como marca e como querem ser representadas. Tudo hoje é cocriado — cabe ao consumidor e às suas comunidades interpretar. Não existe mais nada “precioso” sobre construir marca. Isso vai exigir ainda mais coragem, mente aberta e disposição para acompanhar a cultura. Além disso, precisamos desaprender a ideia de que o maior número de views ou cliques é a métrica principal de sucesso. Criar algo especial e intencional se tornará cada vez mais poderoso.
Um filme que vale assistir

A DECIEM talvez lance um filme em breve, então esse com certeza vai valer a pena. ;) Mas do que já existem, Moneyball (O Homem que Mudou o Jogo). Sou muito fã de filmes de esporte e adoro qualquer história sobre azarões. Sempre volto a esse porque é uma história maravilhosa sobre pensamento inventivo e resiliência.

Qual superpoder você escolheria ter
Teletransporte, para poder ver meus amigos e minha família sempre que eu quiser.
Existe algum sonho pessoal ou profissional que você ainda não realizou, mas que continua te movendo
Escrever uma história que só eu posso contar. Também gostaria de encontrar uma forma de inspirar mais meninas imigrantes asiáticas e ser o tipo de modelo que eu gostaria de ter tido quando era jovem.
Um hábito que vale cultivar dentro e fora do trabalho
Entender que você nunca deve parar de aprender e nunca deve achar que tem todas as respostas. Alguns dos melhores líderes que conheço são aqueles que reconhecem que não são o especialista da sala. Você nunca é velho ou experiente demais para aprender algo novo. Ter a mente aberta é muito mais divertido, aliás.
Algo que ninguém imaginaria sobre você
Faço stand-up comedy no meu tempo livre. Adoro falar em público e reunir pessoas. A comédia é a melhor maneira de contar histórias honestas e encontrar humor em praticamente qualquer coisa. É um ótimo exercício mental, uma forma de refletir sobre suas experiências de vida e encontrar o lado engraçado delas.
O que a tecnologia pode trazer para a beleza, e o que ela nunca deve substituir
A tecnologia continuará proporcionando personalização, rapidez e orientação qualificada. Ela nunca deve substituir conexão pessoal, humana, e alegria.
A IA vai personalizar ou padronizar os rituais de beleza
À medida que a IA se torna mais sofisticada, ela deve personalizar cada vez mais nossos rituais de beleza, se a construirmos do jeito certo. O resultado ideal é informação específica e pessoal, obtida em questão de segundos.
Como você decide o que priorizar quando tudo parece urgente
Eu priorizo os problemas que trazem clareza ou soluções que ajudam o maior número de pessoas.
O que te emociona de maneira inesperada
Qualquer coisa que mostre o poder da condição humana. Eu sempre choro vendo uma maratona.

Qual objeto na sua casa melhor representa quem você é
Meu pai é artista. No tempo livre, ele coleta madeira arrastada pelo mar e a transforma em luminárias esculpidas. Tenho duas delas, e estão entre as coisas mais valiosas que possuo.
O que você achou desta edição?Compartilhe seus pensamentos, ideias ou sugestões para futuras edições depois de votar! |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |

Reply